domingo, 30 de agosto de 2009

FOCA: QUANDO A CRIANÇA NÃO APRENDE A LER E ESCREVER

O eixo da linguagem:
A abordagem histórica-cultural do desenvolvimento humano.

Segundo Vygotsky, a estrutura e o desenvolvimento do processo humano constrói sua personalidade em outras pessoas em um determinado tempo e processo histórico. A língua escrita se baseia em várias dimensões:
Fonológica;
Léxica;
Sintática;
Semântica;
Prosódia.

A experiência cultural

Para escreve e ler é preciso ter um acervo de recursos que sirvam de base para o processo de aprendizagem. A aprendizagem da escrita e da leitura consiste em construir significados, as condições varião de acordo com o seu período de formação.
Portanto o que fazer?
Tomar a língua como o eixo integrador do conhecimento, entender que ler e escerver é compromisso de todas as áreas de conhecimento.

"Toda criança pode aprender a ler e escrever"
" Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir"
Sêneca

5 comentários:

  1. Adorei o texto e nada mais gratificante quando elas começam a decodificar as letras...É MARAVILHOSOOOOOOOOOOOOOOOO!Eo livroque estou querendo é : Um amigo muito especial.

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom fazer com que os alunos saiba os seus direitos e deveres e além disso ler e escrever para o seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Interessante abordagem sobre tais direitos que são essenciais e devem ser respeitados!

    Gostaria de ver ao longo de suas postagem novidades e pontos inportantes sobre esses direitos, que como disse, devem ser valorizados ao extremo.

    ResponderExcluir
  4. Rita

    Stephanie,
    este tema é muito importante. Pois as crianças tem que ser amadas e cuidadas.

    ResponderExcluir
  5. Tetenha, seu blog tem muitas informações importantes.Qostei muito.

    ResponderExcluir